sábado, 30 de abril de 2011

Como fazer para que seu filho(a) goste de ler. Observe algumas dicas!!

   Como pai (ou mãe), você é a pessoa que mais influencia na educação de seus filhos. Um dos seus (muitos) papeis é ajudá-los a aprenderem e a gostarem de ler.
   Aqui   estão    algumas sugestões sobre como você pode ajudar a tornar a leitura uma experiência positiva, desde cedo.

1. Escolha uma hora bem calma

   Com as crianças, nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia é suficiente.

2. Faça da leitura um prazer

   A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos. Se a criança perder interesse, faça algo diferente.

3. Mantenha o fluxo

   Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.

4. Seja positivo

   Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “– Muito bom! Você aprende rápido!” “– Certo! Você é muito inteligente” etc.

5. Sucesso é a chave

  Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança vai se tornar relutante com a leitura. Então dê prioridade a livros de acordo com a faixa etária de seu filho.

6. Visite a Biblioteca

  Encorage seu filho a retirar livros na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.

7. Pratique regularmente

  Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.

8. Converse com o pimpolho

  Provalvemente seu filho tem um dia de leitura na escola (Se não tem, vá lá e faça com que tenha). Sempre converse com ele e faça comentários positivos. Assim a criança vê que você está interessado em seu progresso e que você valoriza a leitura.

9. Fale sobre os livros

  Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.

10. Varie sempre

  Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
Para quem ainda não acredita no potencial das crianças como leitoras, saiba que elas são experts em comentar livros infantis.
  E você? Que métodos tem usado para estimular seus filhos (ou alunos, porque não?) a gostarem de ler?
                                                 Faça sua parte como pai e mãe!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Prazer em Aprender
 
 
Ver imagem em tamanho grandeO prazer existe quando há uma descarga de sensações agradáveis no corpo. Sensações estas que são percebidas unicamente por cada indivíduo em especial. Prazer é ter sensações de bem estar, é envolvimento entre a situação, o objeto, ou alguém que é a causa desta sensação agradável. Cada um buscará dentro da sua própria realidade, situações que lhe dão prazer. estas que aos olhos alheios podem parecer normal ou absurda.
Aprender é associa ou articular novos pensamentos. É mudar de uma situação para outra. É a passagem do que antes era ignorado porque não se conhecia ou sabia, para a lucidez.        
Aprender é colocar luz onde antes havia apenas escuridão. Aprender é a possibilidade de tornar real a ponte entre a ignorância e o saber. Aprender é a eterna passagem entre o homem que nasce cheio de potencialidades e a concretização prática da potencia em ação.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A aprendizagem e o caminho do conhecimento!!

A aprendizagem é um processo cognitivo, mas também um processo bastante complexo que envolve o ser humano na sua totalidade, emocionalmente, intelectualmente e fisicamente, sendo sempre um processo individual e subjectivo inerente a cada indivíduo, uma vez que envolve a personalidade de cada um, as suas expectativas e experiências pessoas, envolvendo, por isso, toda a sua história pessoal e a sua componente psíquica e mental. Por isso nem toda a gente aprende as mesmas coisas a partir da interacção com o meio físico, social e cultural que nos rodeia e nem toda a gente consegue aprender as mesmas coisas da mesma maneira. Cada um aprende novas coisas apropriando essas aprendizagens à sua mente, à sua personalidade, ao seu próprio EU físico e psíquico, criando significados diferentes para essas mesmas aprendizagens. É efectuada uma síntese entre aquilo que somos e que já sabemos e aquilo que aprendemos de novo.